sábado, 4 de abril de 2009

O PRÓXIMO



O dia sempre nos guarda surpresas e reflexões. Se observássemos mais ao
nosso redor as coisas que nos rodeiam e que acontecem diante de nós poderíamos tirar boas lições todos os dias.

O sofrimento sempre me sensibiliza, principalmente quando é um sofrimento de uma criança. Certo dia fui à Lapa carregar meu maldito Salvador Card. Depois de ter feito isso, descendo por uma escada suja para dar continuidade ao meu rumo, vi uma pessoa( ou um projeto dela), sentada no chão com uma caixa de isopor em seu colo chorando. Era uma criança, na verdade um adolescente, mas que pra mim era uma criança. Ele aparentava ter mais ou menos uns 11 anos. Ao seu lado em pé, uma senhora tentava ajudá-lo. Ela perguntava a ele o que tinha acontecido, mas ele nada falava, apenas chorava como quem não deseja ser ajudado. Eu passei por eles, observei... Senti uma imensa vontade de parar, e tentar ajuda-lo também. Mas eu não fiz!! Eu passei direto e continuei a minha rotina, mas dessa vez muito triste não pelo garoto, mas por mim que não tive a coragem de tentar ajuda-lo, que não tive a coragem de fazer meu dia diferente, mais feliz, com menos rotina... Me senti mal!

Aguardando o ônibus, pude continuar observando o garoto. Ele continuava sentado, chorando... A senhora que tentava ajuda-lo já tinha desistido, ela foi a única (que eu pude observar) que tentou ajudar ao garoto (talvez por ser mãe eu acredito). Mas o que mais me surpreendeu foi que as pessoas que passavam pelo garoto faziam o mesmo que eu: passavam, observavam, se sensibilizavam, mas não faziam nada! Passavam direto. Niguém, nenhuma alma piedosa parou ao menos para dizer uma boa palavra , uma palavra de ânimo ao garoto, e olha que palavras nem custam dinheiro!!! Algumas pessoas nem viam o garoto, outras o ignoravam, talvez por acharem ter problemas grandes demais.


Desta experiência me ocorreu uma coisa: Nós, pessoas de bem, preocupadas com os outros, fazemos isso todos os dias. Preferimos ignorar o sofrimento alheio que doar um pouco do nosso tempo, do nosso dinheiro, daquilo que temos, para ajudar pessoas que precisam de nós no exato momento que elas precisam de nós e que nós precisamos dela para aprendermos a viver um pouco melho. Essa experiência me lembrou as palavras de uma pessoa que eu admiro muito: Jesus!! Não querendo ser muito religioso, Ele nos ensinou sobre quem é nosso próximo com a Parábola do bom Samaritano, uma linda história. A quem interessar Lucas 10. 25-37.

Altruísmo!!!


11 comentários:

DaN disse...

Muito bom vini!! Esta experiência que você trouxe para compartilhar conosco nos mostra um pouco, e quando digo pouco, me refiro muito pouco realmente...do que é a essência do sapiens, e que várias vezes me faz questionar se realmente este ser é dotado da tal sapiência que dizem por aí...

Vinícius Costa disse...

É verdade Dan! Somos tão animais quanto qualque bicho!

Unknown disse...

Grande Vini !! He uma lição que muitos de nos ja vivemos... Me fez para e pensar no que farei se eu me ver em uma cena assim....

Uelen Moura disse...

É Verdade!!!!!! Vivemos em mundo tao atribulado de coisas que as vezes nem percebemos aquilo que acontece ao nosso redor! um pouco diferenciados sao aqueles que conseguem perceber, E assim mesmo Vinicius! Desta vez vc nao teve coragem oq é Normal!O que importa é que vc Tirou uma Liçao deste Fato! E passou Ela para Nos!!!!!!! O Que importa disto td é o aprendizado que vc tirou!!!!! Abraçaooo!!!!!!

VINI disse...

Realmente, uma lição de vida!!
Putz, fiquei emocionado aki xará!

DaN disse...

Retomando o comentário de Vini, eu também creio que somos animais como qualquer um. E o que me leva a crer nisso é o fato de que, nós somos colocados nesta posição, usando a argumentação "racional" de que somos evoluídos e "superiores" intelectualmente a outras espécies, e no entanto, onde fica toda essa superioridade, do qual tanto se gaba, quando nem ao menos o sapiens é capaz de estender a mão a um outro da sua própria espécie??..sinceramente...

ISIS disse...

O mundo está fazendo com que os seres humanos se transformem em pedras de gelo o que é um triste caminho.

Unknown disse...

muito bom!!! gostei muito das palavras! vale a pena refletir sobre isso!

Ana Carina disse...

Legal.
E o que fazemos pra mudar?

Pensem nisso ;)

Unknown disse...

O que tem me faltado de inspiração ultimamente, tem sobrado para você!
Amo ler textos que nos façam pensar, e o seu faz, e muito.
Tantas tarefas, tantos afazeres, são tantos os nossos problemas precisando de solução, que esquecemos de prestar atenção em coisas corriqueiras e tão importantes quanto os nossos probleminhas cotidianos. Passamos despercebidos com as coisas que ocorrem ao nosso redor, somos indiferentes, distantes, somos covardes. Sim, covardes. Corremos,ao inves de enfrentar, fechamos os olhos ao inves de encarar, fingimos nao ver, ao inves de ajudar. Fazemos de conta que não esta la, para, quando chegarmos em casa, dormirmos o sono dos justos. JUSTO. Será?
Se dessa vez faltou coragem, oportunidades para tal, não irão faltar.
A lição pelo menos foi muitoo bem absorvida.

Não vou me demorar, pois a reflexão é muitoo longa.
Não tive tempo de ir à bíblia conferiar a sua referencia, mas pode deixar que irei lá sim.
AMEI o texto!

Parabéns Vini!

=**

Vinícius Costa disse...

Você é sempre perfeita, até nos comentários. Obrigado pelo elogio, que vindo de você é uma boa coisa!

:D